Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bora lá Viajar!

Um blog de viagens de uma sonhadora que quer partilhar as suas experiências com o mundo.

Sab | 01.08.20

Bélgica // Roteiro de 3 dias por Bruxelas e Bruges

Joana Lameiras

 

No final de Janeiro de 2019, mesmo no pico do inverno, eu e o meu grupo de amigos do curso decidimos fazer uma viagem à Bélgica. Os voos estavam muito baratos, por volta de 20 e tais euros ida e volta pela Ryanair, pelo que fizemos as malas e metemo-nos no avião.

 

Bruges.jpg

 

Ficámos quatro noites, aproveitando 3 dias inteiros. Optámos por visitar, no primeiro dia, Bruxelas, no segundo Bruges e no terceiro novamente Bruxelas. Sempre a tiritar de frio, lá conseguimos explorar as duas cidades e ainda tivemos oportunidade de ver neve na capital, algo que, segundo uma portuguesa imigrante que conhecemos num café, não acontecia há uns largos anos.

Dormimos num apartamento que encontrámos através do Booking, em Bruxelas, a cerca de 15 minutos a pé da Grand Place (com o frio, parece bastante mais tempo), com dois quartos e uma sala grande, tendo camas (ou sofás) para todos os 7.

Dentro de ambas as cidades andámos sempre a pé, exceto para ir ao Parque do Cinquentenário em Bruxelas, para o qual apanhámos um Uber.

Relativamente a comida, jantámos sempre em casa e os nossos almoços consistiram de waffles e batatas que íamos comendo quando a fome aparecia, pequenos-almoços reforçados ou, no caso do último dia, hamburgueres num restaurante.

Quero salientar que todos os monumentos que visitámos têm entrada gratuita, e os únicos locais para os quais pagámos para entrar foram o Museu de Instrumentos Musicais, e, no caso de alguns dos meus amigos, o Museu Autoworld - ambos em Bruxelas.

 

Aqui ficam os meus dias passados na Bélgica, e o que recomendo visitarem, acompanhados por um vídeo caseiro que gravei com a ajuda dos meus amigos!

 

travel.png

   ITINERÁRIO

 

DIA 0 - Chegada à Bélgica

Chegámos a Bruxelas por volta das 22h, ao aeroporto Charleroi, o mais longe da cidade. Alugámos um serviço do tipo Uber em que um motorista com uma carrinha de 9 lugares estava à nossa espera no aeroporto para nos deixar ao pé do nosso apartamento. Infelizmente já não me recordo do nome do website através do qual aluguei este serviço, mas penso ter sido o bel-transfers.com, que dá a hipótese de escolher o tipo de carro que queremos e tem preços acessíveis, quando alugado com antecedência.

 

DIA 1 & 3 - Bruxelas

DIA 2 - Bruges

 

DIA 4 - Regresso a casa

Desta vez voámos através do Aeroporto de Bruxelas, ou Aeroporto de Zaventem, que fica dentro da própria cidade. Do nosso apartamento, era uma viagem de cerca de 20 minutos de metro.

 

Concluindo, penso que dois dias para Bruxelas e um para Bruges dá para ver as duas cidades relativamente bem. Apesar de ter apreciado ambos os locais que visitei, gostei muito mais de Bruges do que de Bruxelas - Bruges é uma encantadora cidade medieval, e Bruxelas é uma capital europeia, que, apesar de ter muito para ver e fazer, está longe de ser tão bonita.

Gostaria de ter planeado uma visita ao Parlamento Europeu em Bruxelas e, numa futura visita, gostaria de ir ao Atomium também. Fiquei com pena de não ter tempo para visitar Ghent, que dizem ser muito bonito e menos turístico que Bruges. Mesmo assim, como viajávamos em época baixa, não tivemos grandes problemas com aglomerados de pessoas - o único senão de ir à Bélgica em pleno inverno é mesmo o frio… Nunca tinha ficado tão constipada na vida!

Gostei muito da viagem e a Bélgica é um país ao qual quero voltar um dia, definitivamente. De uma próxima vez, talvez de verão, para poder admirar as paisagens de uma maneira diferente!

 

Guarda este post no Pinterest!

Bélgica - Roteiro de 3 dias por Bruxelas e Bruges