Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Bora lá Viajar!

"Traveling – it leaves you speechless, then turns you into a storyteller"

Seg | 27.03.23

GoldenPass // Guia para marcar uma viagem cénica de comboio na Suiça

Joana Lameiras

No Panoramic.jpeg 

A Suiça é um país conhecido pela sua natureza, montanhas e paisagens impressionantes. Sempre quis visitar, e fi-lo pela primeira vez em Dezembro de 2022. Posso dizer que cumpriu todas as minhas expectativas e vi sítios lindíssimos. Na verdade, a minha experiência favorita de toda a viagem foi quando fiz uma viagem de comboio, por uma rota cénica, chamada GoldenPass.

A GoldenPass Line é uma rota de comboio que liga Montreux a Lucerne. É uma das mais conhecidas e turísticas, porque de facto proporciona umas vistas espetaculares. Posso dizer, já à partida, que vale mesmo muito a pena. É daquelas experiências que recomendo a toda a gente, sem dúvida. No entanto, quando estava a organizar esta viagem, reparei que havia alguma falta de informação, o que me confundiu bastante ao início. Assim sendo, decidi criar um guia sobre como preparar uma viagem de comboio da GoldenPass Line - com orientações sobre como comprar os bilhetes, preços, lugares, os tipos de comboios disponíveis e os diferentes destinos que ficam pelo caminho.

 

Tipos de comboios

Existem três tipos especiais de comboios pertencentes à GoldenPass Line. O GoldenPass Belle-Epoque, o GoldenPass Panoramic e o GoldenPass Express. Todos eles são diferentes, no interior e exterior, com o seu próprio charme. Tive a oportunidade de andar no Belle-Epoque e no Panoramic, e adorei a experiência.

O GoldenPass Belle-Epoque é inspirado no famoso Expresso do Oriente. A decoração interior, e o próprio aspeto da carruagem por fora, leva-nos numa viagem ao passado. Muito giro, mesmo.

 

GoldenPass Belle-Epoque.jpeg

Viagem no Belle-Epoque.jpeg

 

O GoldenPass Panoramic é bastante diferente - mais contemporâneo e com umas janelas enormes! É o melhor para se apreciar bem as vistas, a sensação de imersão com o exterior é incrível. Se apenas puderem escolher um dos tipos de comboios, recomendo que seja este. Acho que proporciona uma viagem mais única.

 

GoldenPass Panoramic.jpg

Dentro do Panoramic.jpeg

 

O GoldenPass Express fez a sua viagem de inauguração no dia em que eu fiz as minhas viagens de comboio na GoldenPass Line, por coincidência. É um tipo de comboio muito recente, e mais moderno que os outros dois, permitindo uma viagem de maior luxo. No entanto, a maior diferença é que o GoldenPass Express faz a ligação direta Montreux - Interlaken, sem ser necessária qualquer mudança de comboio. No caso do Belle-Epoque e do Panoramic, estes apenas operam entre Montreux e Zweisimmen, sendo preciso trocar de comboio para continuar o caminho.

 

PanoramaGPL12-scaled.jpeg 

Dito isto, entre Zweisimmen e Lucerne os comboios não são Express, Belle-Epoque ou Panoramic. São todos normais - sem janelas maiores ou decoração diferente. Eu apenas fiz o trajeto Montreux - Gstaad, mas o pessoal que foi até Lucerne diz que vale a pena à mesma, e que as vistas são muito bonitas!

 

Comprar os bilhetes

Os bilhetes de comboio podem ser comprados online ou numa estação. Preferi comprar online para não perder tempo com isso no próprio dia. O site oficial é este. Aqui, é possível escolher a origem, o destino, o dia e a hora aproximada de saída. Quando clicamos em pesquisar, conseguimos ver várias opções de viagem. Cada uma delas indica o horário e o tipo de comboio. Por exemplo, aqui têm um screenshot da minha pesquisa e da viagem que acabei por fazer - Montreux a Gstaad, no Belle-Epoque, às 9h50.

 

Screenshot 2023-03-04 at 17.34.39.png

 

É importante mencionar que apesar de aparecer o botão “acheter un billet” (comprar um bilhete) depois de cada viagem na lista deste site, os bilhetes são válidos durante o dia todo pretendido. Ou seja, o bilhete possui apenas informação sobre o dia em que se quer fazer a viagem e a origem/destino. Todos os bilhetes com o mesmo dia e mesma rota são iguais e dão acesso a qualquer viagem nesse dia, seja em que tipo de comboio for. Com uma exceção: os GoldenPass Express. Esses comboios são mais caros e os bilhetes são diferentes.

Quando quiserem comprar um bilhete, basta clicarem num dos botões a azul-escuro “acheter un billet”. Irão ser remetidos para outra página, onde poderão decidir em que classe preferem ir - primeira ou segunda. Os GoldenPass Express têm ainda a classe prestige. Eu viajei sempre em segunda classe, e o conforto é ótimo! No entanto, sei que há uns lugares VIP em primeira classe que permitem ir mesmo no início do comboio e que proporcionam uma experiência ainda mais especial.

Depois de avançarem, aparece uma página onde podem inserir os vossos dados e os dos vossos acompanhantes. É importante mencionar que no campo “Réduction”, a opção pré-escolhida é abonnement général, ou seja, redução do preço total, para pessoas com condições especiais. No entanto, e muito infelizmente, na Suiça não há descontos para jovens, e por isso tive de escolher a opção “pas de reduction” (sem desconto).

 

Screenshot 2023-03-05 at 18.39.54.png 

O preço do bilhete de segunda classe (só ida) de Montreux para Gstaad é de 26 francos suiços, ou seja, mais ou menos 26 euros. Quanto maior for a distância percorrida, maior é o preço, naturalmente.

Na página seguinte, perguntam se desejam fazer reserva de lugar. Ao contrário do que acontece em Portugal, ter bilhete não significa que se tenha lugar garantido! Para reservar um lugar, é preciso pagar mais 9 euros. Estive bastante indecisa sobre este assunto… por um lado, não queria ter de pagar mais, por outro não queria ter de ir em pé… Pesquisei muito na internet e acabei por arriscar e não marcar lugares. Decisão certa! Haviam imensos lugares livres, tanto na ida como na volta. Não termos lugar marcado deu também a hipótese de saltitar de um lugar para o outro, dependendo do que queríamos ver! No entanto, eu fui em Dezembro, que não é propriamente época alta. Em Julho e Agosto a história pode ser diferente, e talvez valha a pena reservar lugar.

 

Itinerário

Há duas formas de percorrer a GoldenPass Line: fazer só um sentido da linha ou os dois, ida e volta. Se não tiverem alugado um carro, fazer só um sentido da linha pode ser uma ótima opção para continuarem a vossa viagem e conhecerem outra parte da Suiça mais a fundo. No entanto, se tiverem alugado carro, provavelmente terão de voltar ao ponto de partida. Este foi o meu caso - parti de Montreux e voltei no próprio dia.

A GoldenPass Line passa por vários sítios que valem a pena a visita. No entanto, o trecho inteiro, Montreux - Lucerne, demora cerca de 5h30 a ser percorrido, sendo que é necessário trocar de comboio em Interlaken. Isto significa que ir e vir no mesmo dia é impensável. Assim sendo, e depois de alguma pesquisa, optei por fazer apenas a rota Montreux - Gstaad, de 1h30 cada viagem. 

Para quem esteja nas mesmas circunstâncias que eu, acredito que é a melhor decisão possível. A parte da GoldenPass Line entre Montreux e Gstaad é uma das mais bonitas de toda a linha, em parte por causa de conseguirmos ver o Lago Léman de outra perspetiva. Há imensas opções de horários com comboios Panoramic e Belle-Epoque (que não estão disponíveis entre Zweisimmen e Lucerne), o que acrescenta muito à experiência. Para além disto, Gstaad é simplesmente encantador - super giro com toda a neve e natureza à volta. Para além de visitarmos o centro desta vila, fizemos também uma caminhada pela neve espetacular, que eu só posso recomendar!

 

Lago Léman.jpg

Gstaad.jpg 

Caminhada em Gstaad.jpg

 

De Montreux a Gstaad andámos no Belle-Epoque e de volta no Panoramic. Estivemos apenas cerca de 3h em Gstaad, e deu perfeitamente para conhecer a vila, fazer a caminhada e ainda tomar um excelente chocolate quente.

 

Para terminar, deixo apenas duas dicas:

  • Se tiverem de deixar o carro o dia todo em alguma das cidades de partida (no meu caso, Montreux), tentem viajar a um domingo. Assim, não pagam estacionamento! Eu deixei o carro mesmo à frente da estação, foi maravilhoso.
  • Tentem ao máximo fazer esta viagem num dia de sol. Faz toda a diferença!

 

Guarda este post no Pinterest!

GoldenPass - Guia para marcar uma viagem cénica

2 comentários

Comentar post