Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bora lá Viajar!

"Traveling – it leaves you speechless, then turns you into a storyteller"

Sab | 09.10.21

Istambul // Roteiro de 2 dias (e meio!)

Joana Lameiras

Çamlica Camii.jpg

 

Istambul é a quinta cidade mais populosa do mundo e a mais populosa da Europa. É também a única cidade no mundo que ocupa dois continentes - a Europa e a Ásia! Apesar de o lado europeu ser bastante mais turístico e ter muito mais para ver do que o lado asiático, não podia perder a oportunidade de dar um saltinho à Ásia, para poder comparar ambas as partes da cidade - e acreditem, há bastantes diferenças!

Escolhi passar dois dias em Istambul, juntamente com a manhã do dia da minha partida para a Capadócia. Pode parecer pouco tempo, mas sinto que foi perfeito. Vimos tudo o que queríamos e nem foi de todo à pressa. Tenho a certeza que com mais tempo ainda dá para aproveitar mais a cidade, mas sinceramente 2 dias é suficiente para explorar e descobrir Istambul, na minha opinião.

 

bed.png

   Alojamento

Istambul é uma cidade super turística, e por isso há centenas de opções de alojamento por ali. Por isso mesmo, é necessário escolher bem a zona onde se quer ficar, especialmente se a estadia for curta. Nós optámos por ficar na parte velha da cidade, e mais turística, Sultanahmet. Para mim esta foi sem dúvida a melhor opção, pois conseguimos ir a praticamente todo o lado a pé e sentíamos que estávamos no centro de tudo. Pagámos 12 euros por pessoa por noite e ficámos os 4 num mini-apartamento. Este apartamento era gerido por um hotel ali perto (literalmente a 2 minutos a pé de distância), que nos dava pequeno-almoço todas as manhãs, incluído já nos 12 euros.


O apartamento que escolhemos faz parte das Mehmet Bey Suites (podem encontrar no Booking) e recomendo. Tem muito boas condições, o preço é excelente, especialmente tendo em conta a localização, e o pequeno-almoço é muito bom! Este é feito no hotel que gere o apartamento, num terraço com uma vista incrível para o mar.

 

travel.png

   Itinerário

 

 

 

DIA DE CHEGADA

Chegámos a meio da tarde a Istambul mas ainda estivemos à espera do transfer para nos levar para o alojamento durante algum tempo, e isso, juntamente com a duração de 1h da viagem do aeroporto ao apartamento, significou que só ficámos despachados lá pelas 19h30.

Estávamos todos exaustos pois o primeiro voo do dia tinha sido às 6h da manhã e por isso eu tinha reservado antecipadamente uma mesa num restaurante mesmo ali perto, para jantarmos e relaxarmos.

 

fork.png  Jantar

Grace Rooftop Restaurant - Este restaurante é um bocadinho mais caro do que o médio em Istambul, simplesmente porque oferece um ambiente diferente. É no topo de um hotel, com vistas boas sobre a cidade. Como era de noite, não achei que tivéssemos aproveitado muito essa parte, mas o restaurante valeu a pena à mesma, pois a comida era ótima e o ambiente, com luzes muito reduzidas e boa música, era muito agradável. Foi aqui que provei uma bebida típica turca - o Ayran, feito de iogurte e água. Não era mau, mas fartei-me rapidamente! Para comer, pedi o frango de caril, que estava mesmo excelente. A minha irmã pediu um prato de beringela, que também estava bom, e os meus pais um guisado de carne e um guisado de vegetais. De todos os pratos, achei o meu o mais saboroso, e a seguir o guisado de carne do meu pai. De qualquer maneira, estava tudo bom e recomendo este restaurante! Se gostei durante a noite, acho que ao final da tarde deve ser ainda melhor!

 

Ayran.jpg

Frango de caril.jpg

Guisado de vegetais.jpg

 

DIA 1

O nosso primeiro dia em Istambul começou com um ótimo pequeno-almoço com vista para o mar.

 

Pequeno-almoço do hotel.jpg

Vista do terraço.jpg

 

Depois de termos a barriga cheia, andámos cerca de 10 minutos até à Praça de Sultanahmet, o centro da parte velha da cidade e à volta da qual se situam as maiores atrações de Istambul. Aqui fica o Obelisco de Teodósio, o Obelisco de Constantino e a Fonte Alemã. Perto de cada uma das atrações têm placas com um pouco de história, o que torna o local bastante interessante.

 

Obelisco de Constantino.jpg

Fonte Alemã.jpg

 

Ao lado fica um dos ex-libris da cidade: a Mesquita Azul. Infelizmente, quando lá fui, ela estava em restauração, o que significa que nem entrámos lá dentro. Mesmo por fora não deu nunca para ver bem a beleza da mesquita, o que foi uma pena. Em frente fica a Santa Sofia (Hagia Sophia / Ayasofia), aquela que já foi a maior catedral do mundo! Esta mesquita é bastante diferente das outras, especialmente no que toca à arquitetura exterior. É possível entrar, e recomendo muito. É gratuito e quando lá fui não havia fila nenhuma! Basta cobrirem bem o corpo de acordo com as regras de entrada e tirar os sapatos antes de entrar. Depois, podem apreciar a beleza interior daquela mesquita, que é mesmo diferente de tudo o que já tinha visto até lá, e é muito espetacular.

 

Santa Sofia - Hagia Sophia.jpg

Interior da Santa Sofia.jpg

 

A seguir, fomos até à Cisterna da Basílica, outro ponto muito turístico de Istambul. Infelizmente, era mais uma coisa que estava temporariamente fechada quando lá fomos. No entanto, parece ser muito interessante, até já tendo sido usada em vários filmes bem conhecidos, como o 007!

A caminho do nosso próximo destino, fomos entrando em lojas de souvenirs e fomos também chamados pelo trabalhador de uma loja de delícias turcas, onde não conseguimos resistir a comprar umas coisinhas!

 

fork.png  Delícias turcas

Istanbul Sweet Shop & Cafe - Provámos imensas qualidades e sabores de delícias turcas, mas acabámos por nos apaixonar por uma de cacau e avelã. Simplesmente deliciosa! Os preços era um bocadinho mais elevados do que eu estava à espera, mas também é uma loja numa parte bem turística da cidade. Tem também um pátio no fundo super giro. Apesar de não me ter sentado lá, fui espreitar para tirar umas fotos, porque valia a pena!

 

Istanbul Sweet Shop & Cafe.jpg

Terraço do Istanbul Sweet Shop & Cafe.jpg

 

Continuámos rua abaixo até chegar ao parque Gülhane. Este é um parque muito agradável, mas sem grande coisa para ver. É adjacente ao Palácio de Topkapi, que naquele dia estava fechado, por ser terça-feira. Depois de passearmos um pouco no parque, andámos até à Mesquita de Nuruosmaniye. Esta mesquita não tem nada de especial quando comparado com as outras, mas decidimos entrar pois estava na hora de uma das orações, e queríamos ver como era a reza. Foi uma experiência interessante, que me ajudou a perceber melhor uma cultura tão diferente da minha.

 

Parque Gülhane.jpg

Mesquita de Nuruosmaniye.jpg

 

fork.png  Almoço

Dehliz Restaurant - Encontrámos este restaurante ao pé da mesquita. Recomendaram-nos o kebab familiar, típico mesmo do sítio. Decidimos pedir o kebab para apenas 3 pessoas (somos 4), pois também pedimos sopas. Mesmo assim, sobrou imenso! Vinha mesmo muita carne, e sobrou para aí metade da quantidade. A carne estava boa, mas os temperos são fortes e não adorei. Também não gostei da sopa de tomate, mas a sopa de lentilhas estava muito boa! Aliás, comi sopa de lentilhas em imensos sítios diferentes, e gostei em todo o lado. É mesmo aquela coisa que nunca falha. Os preços neste restaurante eram muito acessíveis, especialmente tendo em conta a quantidade.

 

Kebab familiar.jpg

 

Mesmo perto do restaurante e da mesquita fica o famoso Grand Bazaar. Um mercado gigantesco em que se vende de tudo, desde vestidos de noiva a carteiras falsificadas de marca. Aqui os vendedores têm muito o hábito de chamar por ti, perguntar se queres entrar, o que se pode tornar um bocado cansativo. No entanto, aqui é normal regatear os preços, o que eu gostei bastante. No Grand Bazaar comprámos souvenirs para levar para Portugal, como globos de neve e um serviço de chá típico da Turquia. Comprámos também mochilas e malas, pois encontrámos coisas bem giras e a bons preços! Estas lojas não acabam quando se sai do Grand Bazaar. Na verdade, durante todo o caminho até ao Bazaar das Especiarias existem imensas lojas e as ruas estão bastante cheias.

 

Grand Bazaar.jpg

Interior do Grand Bazaar.jpg

 

Quanto ao Bazaar das Especiarias, este é ainda mais bonito e colorido do que o Grand Bazaar. É também muito mais pequeno e menos confuso! Aqui podem comprar delícias turcas, chás, especiarias e frutos secos. Recomendo só não comprarem das lojas mais próximas das portas, pois reparei que praticavam preços mais elevados!

 

Bazaar das Especiarias.jpg

 

Ao final da tarde, decidimos atravessar a Ponte de Gálata e ir comprar uns baklava num sítio que tinha visto recomendado na internet, supostamente onde há os melhores baklava de Istambul. É possível fazer a travessia da ponte de metro, mas não achámos que valesse a pena - a ponte não é muito comprida.

 

fork.png  Baklava

Karaköy Güllüoğlu - Sentimos logo que tínhamos ido ao sítio certo, pois esta pastelaria estava completamente cheia. Os baklava eram baratos e comprámos dois para cada. Achei um bocadinho doces de mais, mas o meu pai gostou! Acho que vale a pena provar, de qualquer maneira.

 

Baklava.jpg

 

A seguir subimos até à Torre de Gálata. O bilhete para entrar na torre é 100 liras turcas (cerca de 10 euros), o que eu achei bastante caro, tendo em conta que o único interesse para mim era ver as vistas de lá em cima. Acabámos por pagar pois já nos tinham recomendado este sítio várias vezes e queríamos ver se valia a pena. Faltava pouco para o pôr-do-sol, o que foi perfeito. A vista é realmente qualquer coisa de especial! Continuo a achar que o bilhete é demasiado caro, mas para quem quer vir cá deixo a dica de comprarem a entrada dentro da própria torre em vez de nas bilheteiras cá fora, pois lá dentro não apanhámos fila nenhuma (e o preço é o mesmo!).

 

Torre de Gálata.jpg

Interior da Torre de Gálata.jpg

Vista da Torre de Gálata.jpg

 

fork.png  Jantar

Güney Restaurant - A este ponto já estava um bocadinho farta de carne e por isso fomos a este restaurante com muito bom aspeto, mesmo colado à Torre de Gálata. Pedi uma salada, que estava boa, mas não chegava aos calcanhares das massas da minha irmã e da minha mãe. Tão deliciosas! O restaurante também tinha comida típica, embora todo o ambiente fosse muito mais moderno do que os restaurantes tradicionais turcos que vimos durante o dia.

 

DIA 2

O nosso segundo dia em Istambul começou com a ida ao Palácio de Topkapi, que desta vez se encontrava aberto. Uma amiga minha tinha-me recomendado ir o mais cedo possível por causa do tempo de espera e de facto quando lá cheguei às 10h30, meia hora depois da abertura do palácio, não havia muita fila. O bilhete são 200 liras turcas (20 euros) e o preço tem vindo a aumentar nos últimos anos. Inclui a visita ao palácio, áudio-guia (há em português do Brasil) e entrada na Igreja de Santa Irene (Hagia Irene), mesmo em frente ao palácio.

 

Palácio de Topkapi.jpg

Eu no Palácio de Topkapi.jpg

A minha irmã no Palácio de Topkapi.jpg

 

Ao todo, demorámos cerca de 2h30 a explorar esta zona. Há imensos quartos no palácio onde não é permitido tirar fotografias, e por isso as minhas fotos são limitadas. De qualquer maneira, achei que o palácio valia bem a pena para perceber um bocadinho mais da história turca e o áudio-guia ajuda nesse sentido.

Relativamente à Igreja de Santa Irene, esta foi das poucas zonas de culto não convertida em mesquita, tendo em vez disso sido usada como armazenamento de armas até ao século XIX.

 

fork.png  Almoço

The Han Restaurant - Estávamos cheios de fome e este restaurante tinha um ar bem típico, com aqueles sofás baixinhos para nos sentarmos, e por isso decidimos arriscar. Aqui, o Gözleme é simplesmente excepcional. É possível ver duas mulheres a fazer este prato ao vivo e a cores, o que torna a experiência mais gira. Aqui provei também manti, o dito “ravioli turco”. Achei um bocadinho enjoativo e por isso não voltaria a repetir. O ambiente e estética do restaurante é muito fixe, mas fiquei um bocado traumatizada com esta refeição porque entravam abelhas dentro do restaurante e não conseguia estar descansada a comer!

 

The Han Restaurant.jpg

Manti e Gozleme.jpg

 

A seguir ao almoço, caminhámos até Eminönü, onde se situam as paragens de autocarro. Queria ir a um sítio que ainda não é muito turístico em Istambul, embora seja cada vez mais popular - o bairro de Balat. É necessário apanhar um autocarro (há vários que vão naquela direção - eu apanhei o 99) e a viagem demora cerca de 15 minutos.

Balat é um dos bairros mais pobres de Istambul. No entanto, contrariamente ao que uma pessoa imagina quando se fala em pobreza, este bairro é um dos sítios mais fotogénicos da cidade. Há mais de uma dezena de anos, Balat beneficiou de um programa de reabilitação urbana que o transformou bastante. Agora, é um bairro extremamente colorido, com cafés muito giros e casas de todas as cores, perfeito para tirar umas fotografias. Infelizmente, continua a ser uma zona pobre, o que foi bastante visível e me deu a possibilidade de ver um lado de Istambul diferente, fora da zona turística.

 

Balat.jpg

Gato em Balat.jpg

Parede colorida em Balat.jpg

 

Voltámos para Eminönü, desta vez para apanhar um ferry! Chegou o momento de ir dar um saltinho à Ásia e eu estava bastante entusiasmada. Partimos rumo a Üsküdar e a viagem demorou pouco mais de 20 minutos.

 

Barcos para Uskudar.jpg

 

Ao chegar lá, andámos cerca de 15 minutos até a uma zona mais central - uma rua cheia de restaurantes e cafés. Ao caminhar por ali, reparei logo numa coisa: não haviam estrangeiros. Era tudo turco e todas as tabuletas com menus também em turco. Não havia nada que apelasse aos turistas, de todo. Dentro dos cafés, a maior parte do pessoal não falava praticamente nada de inglês. E quando digo praticamente nada, é mesmo isso que quero dizer - um rapaz que nos estava a atender nem conseguia dizer os números em inglês!

 

fork.png  Lanche

Aliki Cafe - Entrámos neste café só porque a minha irmã gostou do aspeto dos bolos - mal sabíamos nós a pérola que estávamos a encontrar! Tal como todos os outros cafés, o menu estava totalmente em turco. Depois de conseguir a pass do wifi (com alguma dificuldade), usei a aplicação do Google Tradutor para apontar a câmara ao menu e desvendar todos aqueles nomes. Acabámos por pedir moccas, lattes e chocolates quentes para beber. Para comer, a minha irmã pediu uma fatia de tiramisù. Esta não é uma sobremesa que eu normalmente aprecie, por isso pedi só para provar um bocadinho… mas depressa tivemos de pedir outra fatia. Este foi de longe o melhor tiramisù que já provei! Espetacular, mesmo! No geral, adorei aquele café. Tem um pátio nas traseiras muito agradável, a comida e as bebidas eram ótimas e os empregados de mesa faziam os possíveis e os impossíveis para nos ajudar, mesmo sabendo um inglês muito limitado! Recomendo!

 

Lanche no Aliki.jpg

 

Havia algo que eu queria fazer na parte asiática de Istambul, mas sabia que podia ser difícil - visitar a maior mesquita da Turquia e ver lá o pôr-do-sol. Quando eu digo que podia ser difícil, isto é porque os transportes públicos não estão de todo preparados para pessoal que não é dali, ou que não fala turco, e a mesquita ainda era bem longe de onde estávamos. E, é claro, aqui não existe Uber ou serviços do género.

Acabámos por tentar a nossa sorte. Foi uma aventura descobrir onde era a paragem de autocarros, pois estava assinalada de uma forma bastante discreta, e quando finalmente descobrimos, tivemos de perguntar a uma rapariga que lá estava qual o autocarro a apanhar, porque aquele que tinha visto online nunca mais aparecia. Ela não sabia falar bem inglês, mas ajudou-nos logo, parando o autocarro por nós e explicando a situação ao condutor (ou pelo menos julgo que tenha sido isso - não sei falar turco, ainda!).

Assim que chegámos à Mesquita Çamlıca - a maior mesquita do país, e para nós, a mais bonita - percebemos que tinha valido a pena. Primeiro de tudo, proporciona umas vistas espetaculares. Depois, a própria mesquita é lindíssima e enorme! É pouco turística, o que fez da experiência ainda melhor. Apanhámos também uma hora de oração, o que tornou o momento qualquer coisa de surreal. Epá, adorei. É uma mesquita que fica bem longe da parte turística da cidade, e não é propriamente fácil lá chegar, mas se tiverem tempo, recomendo sinceramente que a visitem. Foi das melhores partes da minha viagem.

 

Mesquita Çamlıca.jpg

Entrada na Mesquita Çamlıca.jpg

Interior da Mesquita Çamlıca.jpg

Mesquita Çamlıca à noite.jpg

 

Para regressar, voltámos a ter umas dúvidas relativamente a que autocarros apanhar, mas lá nos safámos. Viemos para a parte europeia de Istambul de metro, o que foi super rápido. Enganámo-nos algumas vezes no caminho pois existem várias zonas da cidade com o mesmo nome… mas acabámos por sair numa estação de metro qualquer e apanhámos um táxi, que ficou ridiculamente barato! Outra lição que aprendi em Istambul: andar de táxi é muito mais barato quando comparado com Portugal!

 

fork.png  Jantar

Vou ser sincera - não sei o nome do restaurante, não consegui encontrar, mas também não interessa. Foi o pior restaurante de todos, e só lá fomos por puro desespero, pois já era tarde e estávamos esfomeados. Preços altos e pouca quantidade. É um restaurante mesmo ao pé da Praça de Sultanahmet, por isso recomendo evitarem essa zona de restauração se o puderem fazer. É tão turística que acaba por não valer grande coisa!

 

DIA DE PARTIDA

O nosso voo para Kayseri era só às 18h30, pelo que tínhamos a manhã inteira e parte da tarde livres para passear um pouco mais por Istambul. 

Decidimos ir ao Grand Bazaar e ao Bazaar das Especiarias novamente, onde comprámos mais umas lembranças. Almoçámos ali perto num sítio escolhido completamente de maneira aleatória, mas que acabou por ser excelente e extremamente barato!

 

fork.png  Almoço

Ziya Şark Sofrası - Aqui provámos as pides, um género de pizzas turcas muito boas! Para entrada veio um pão maravilhoso e no final de tudo pagámos apenas 16.8 euros para as refeições dos quatro! Adorei!

 

Pão turco.jpg

Pide no restaurante.jpg

 

E assim terminou uma estadia curta mas muito bem aproveitada em Istambul. Gostei de todos os momentos, foi tudo especial de alguma forma para mim. Foi a capital mais diferente que alguma vez tive oportunidade de visitar, fascinou-me. Foi uma cidade que me marcou, de todas as maneiras e mais alguma. Adorei, adorei, adorei.

 

Guarda este post no Pinterest!

Istambul - Roteiro de 2 dias e meio.png