Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Bora lá Viajar!

"Traveling – it leaves you speechless, then turns you into a storyteller"

Sab | 17.10.20

Madrid // Roteiro de 3 dias

Joana Lameiras

Lago Grande do El Retiro.jpg

Em Agosto de 2019, no último verão pré-pandemia, fiz uma viagem a Espanha, passando 3 dias na capital do país, Madrid. A cidade é enorme e tem imenso para conhecer, desde parques gigantes a museus riquíssimos. Aqui fica um resumo da minha viagem, com algumas dicas para aproveitar o tempo ao máximo!

ALOJAMENTO

Escolhemos um dos Airbnb's mais baratos que era, essencialmente, um quarto dentro de uma casa de uma família. A melhor parte é que não nos tínhamos apercebido disto, e quando nos abriram a porta e vimos uma data de pessoas (e um cão!) à nossa espera, pensámos que estávamos no sítio errado.

Apesar desta surpresa, a estadia foi tranquila - ninguém nos incomodou e o quarto tinha boas condições. A única coisa que faltou mesmo foi o ar condicionado, porque o verão de 2019 foi completamente impossível em Madrid, especialmente em Agosto, e morremos de calor na primeira noite.

ITINERÁRIO

DIA DE CHEGADA

A nossa viagem começou de maneira um pouco… atribulada. A viagem foi feita mesmo antes de eu me mudar para Estocolmo, o que significa que fiz as malas para a Suécia ao mesmo tempo que a mala para Espanha. Isto quer dizer que me baralhei toda e me esqueci de uma data de coisas para Espanha, como já era de esperar.

O voo para Madrid teve bastante turbulência e, ao chegarmos ao aeroporto, o Google Maps identificou incorretamente a morada do nosso alojamento e deu-nos indicações erradas. Isto resultou em umas horas confusas a mudar de comboios, caminhar por partes da cidade duvidosas e até chamar um Uber que depois esteve a falar com a nossa host ao telemóvel, porque nós não fazíamos ideia onde nos tínhamos ido meter. A motorista do Uber chamava-se Maria Imaculada, e era um completo anjo, porque nos conseguiu resolver a salganhada e o stress da situação em que estávamos.

Já era quase de noite quando finalmente conseguimos chegar ao destino, completamente exaustas. Foi aí que tivemos a nossa surpresa, da qual já falei - o nosso quarto era dentro de uma casa completamente habitada por uma família de 5 ou 6 pessoas e um cão (muito meiguinho).

Fomos jantar a um Domino’s lá perto nessa noite, o que nos soube pela vida, e quando chegámos ao nosso quarto, preparámo-nos para o pior. É que estavam 30ºC na rua, às 22h, e o nosso quarto tinha apenas uma pequena ventoinha.

Escusado será dizer que dormimos pessimamente nessa noite, porque o calor era realmente infernal. Uma das minhas amigas até foi dormir para o chão, o que foi claramente o momento alto da noite!

DIA 1

Começámos o dia no El Rastro, o mercado mais popular de Madrid, realizado todos os domingos. É enorme e cheio de gente, o que significa que é preciso ter cuidado com as malas e mochilas. Tem um ambiente animado e fica numa zona com alguma arte urbana, como podem ver nas fotografias abaixo.

El Rastro.jpg

Arte no El Rastro.jpg

Seguimos para um dos poucos sítios dos quais eu me lembrava perfeitamente de ver da última vez que tinha estado em Madrid - a Estação de Atocha. Não é por acaso que essa estação me marcou - é enorme e o seu jardim interior dá-lhe uma singularidade e graça únicas. Uma estação muito bonita!

Estação de Atocha.jpg

Lá perto, fica o gigante jardim do El Retiro. Líndissimo, é considerado o pulmão verde da cidade. Tem um lago onde se pode andar de barco e o Palácio de Cristal, uma construção muito bonita que era originalmente uma estufa. Hoje em dia, contém exposições de arte, de entrada gratuita.

Eu e o Lago Grande do El Retiro.jpg

Palácio de Cristal, El Retiro.jpg

Dentro do Palácio de Cristal, El Retiro.jpg

El Retiro.jpg

Por esta altura, a fome já apertava, pelo que fomos à procura de um restaurante onde comer. A caminho, passámos pela igreja San Jerónimo El Real.

Igreja San Jerónimo El Real.jpg

fork.png  Almoço & Gelado

Tinto y Tapas Bar - Comida um bocadinho cara para a sua quantidade, mas de ótima qualidade, deliciosa! O ambiente é bom e a localização também.

Tinto y Tapas Bar.jpg

Tinto y Tapas Bar 2.jpg

Como estava imenso calor, não demorámos muito a parar para um gelado.

GIOELIA Cremaria - Que delícia de gelado! Pedi um cone com chocolate e amêndoa e duas bolas, framboesa e avelã. Estava incrível!! Recomendo imenso, foi dos melhores gelados que já comi em Espanha.

GIOELIA Cremaria.jpg

Passámos a tarde em dois museus: o Museu Rainha Sofia e o Museu do Prado. Ambos os museus têm dias e horas específicas em que a entrada é completamente grátis, basta ver nos websites respetivos. Penso que paguei para entrar no Museu Rainha Sofia, tendo lá passado cerca de 2h. No caso do Museu do Prado, este tinha entrada gratuita nas últimas duas horas do dia, pelo que fomos para a fila 10 minutos antes da hora suposta. O problema é que muita gente pensou da mesma forma, e às 17h, a fila era interminável. Lá conseguimos entrar e visitar o museu, durante cerca de 1h30. O Museu do Prado é mesmo enorme, tem imenso para explorar, e 2h não são suficientes para tudo. No entanto, isto não deixou de ser uma excelente oportunidade para vermos o museu mais importante de Espanha, e um dos mais importantes do mundo.

Museu Rainha Sofia 3.jpg

Museu Rainha Sofia.jpg

Museu Rainha Sofia 2.jpg

Gostei bastante de ambos os museus e recomendo a todos. Com uma boa pesquisa, dá para planear a viagem de forma a conseguir visitar de forma gratuita estes lugares. E, mesmo que isso não seja possível, os bilhetes de entrada têm preços bastante acessíveis.

Para terminar o dia, fomos até à Porta do Sol e a Plaza Mayor. Estes são dois dos locais mais cheios de Madrid, e com ótimo ambiente. Há música a tocar, estátuas humanas a tentar a sua sorte, restaurantes apinhados de gente. Gostei bastante de os visitar e foi um ótimo final de dia.

Porta do Sol, Madrid.jpg

Plaza Mayor, Madrid.jpg

Plaza Mayor.jpg

Felizmente, nesta noite dormi muito melhor. Abrimos as janelas durante a noite, o que ajudou, e a minha mãe deu a excelente sugestão de molhar uma toalha e dormir com ela em cima. Resultou e dormi que nem um anjinho! Acordei cheia de energia e bem preparada para outro aventura.

DIA 2

Decidimos passar este dia no Parque de Atracciones de Madrid, um parque de diversões a cerca de 20 minutos de metro do centro da cidade. Antes de nos deslocarmos para lá, no entanto, decidimos passar na Plaza de España e no Templo de Debod. A praça, infelizmente, estava em obras, pelo que passeámos apenas à sua volta, e acabámos por não ver grande coisa do jardim.

Depressa nos deslocámos para o Templo de Debod, lá perto, que fica num enorme parque com vistas bonitas, apesar de não ser muito alto. Este templo é egípcio e é o único com esta origem em toda a Espanha. Pareceu interessante, mas já vi fotografias do monumento à noite, com luzes, e fica bastante mais bonito. De qualquer maneira, recomendo explorarem este enorme parque, o Parque do Oeste, porque parece ter muito para ver!

Vista do Parque do Oeste, Madrid.jpg

Partimos rumo ao parque de diversões. Cada bilhete de entrada, comprado online e com antecedência, ficou em cerca de 25€. Por esta razão, não íamos com grandes expectativas para o parque. Parecia ser giro e sabíamos que era popular em Espanha, por isso decidimos experimentar.

Fiquei completamente surpreendida. O parque tinha muito mais coisas do que estava à espera e tive um dia super divertido! Para começar, tem imensos espaços verdes e sombras, o que é ótimo. Até vivem lá livremente aves exóticas, que se aproximam das pessoas. Haviam várias diversões com água, o que foi muito bom para o dia quente que estava, e também havia muita coisa para pessoal que adora adrenalina, como eu! Por norma, gosto de parques temáticos. Mas este excedeu as minhas expectativas, especialmente considerando o preço que paguei. Recomendo, especialmente a quem gostar de arriscar e experimentar todo o tipo de montanhas-russas.

Entrada do Parque de Atracciones de Madrid.jpg

Montanha-russa do Parque de Atracciones de Madrid.

Parque de Atracciones de Madrid.jpg

fork.png  Jantar

Tako Away - Como amante de comida mexicana, não consigo resistir a uma boa cadeia de fast food cujo nome é um trocadilho referente a tacos. Fui lá, comi e fiquei satisfeita. Já provei melhor, mesmo em cadeias de fast-food mexicanas, mas não fui nada mal servida, e os preços são muito acessíveis, na ordem dos 6-7€.

Tako Away, Madrid.jpg

DIA 3

Voltámos à Plaza Mayor pois queríamos visitar algo que fica lá muito perto - o Mercado de San Miguel. Cheio de vida, pessoas e comida que deixa água na boca a qualquer um (mas a carteira vazia), não é por acaso que este mercado é uma atração turística tão grande.

Mercado de San Miguel, Madrid.jpg

De seguida, decidimos passear pela zona, explorando as ruas e ruelas. Acho que esta é uma parte essencial de qualquer viagem - ir à descoberta por ti, deambulando pelas ruas. Numa cidade destas, que tem tanto para oferecer, esta é uma atividade especialmente encantadora.

Rua de Madrid.jpg

Caminhámos assim até à La Latina, um bairro cheio de bares de tapas, que abre o apetite a qualquer um. Infelizmente para a nossa gula, tínhamos trazido sandes de casa, pelo que nos deslocámos para o próximo ponto a visitar no roteiro.

La Latina.jpg

Dirigimo-nos assim até ao Palácio Real de Madrid, a residência oficial do Rei de Espanha, que também é o maior palácio real da Europa. É espetacular e imponente. Optámos por não visitar o seu interior, principalmente porque estava uma fila interminável. No entanto, o preço da entrada não é nada de especial, por volta de 12€, por isso deve valer bem a pena fazer uma visita, se tiverem mais tempo e paciência do que nós :’)

Palácio Real de Madrid.jpg

De um dos lados do palácio, existe também a Catedral de Santa Maria a Real de Almudena, uma catedral grande e bonita, de arquitetura distinta, sendo ela uma mistura de vários estilos.

Catedral de Santa Maria a Real de Almudena.jpg

Optámos por ir para um dos jardins que rodeia o palácio almoçar. Este é o Jardim de Sabatini, muito bonito e agradável, cheio de sombra e com vista para um dos lados do palácio.

Palácio Real de Madrid do Jardim Sabatini.jpg

Jardim Sabatini.jpg

Durante a tarde, o calor estava mesmo intenso, pelo que passámos umas boas horas só a descansar nos jardins ali perto e a tirar fotografias.

Fomos até à Plaza de Oriente torrar um bocado ao sol e admirar mais uma praça bonita, e foi aí que nos deu a fome novamente. Com uma curta pesquisa no google, descobri uma gelataria perto e lá fomos nós.

Estátuas na Plaza de Oriente, Madrid.jpg

Plaza de Oriente, Madrid.jpg

fork.png  Lanche

Zúccaru - Incrível, espetacular, ADOREI. Esta é uma pequena gelataria que passa despercebida num canto da rua. No entanto, se por aqui passarem, façam um favor a vocês próprios e provem um cannoli siciliano, feito por pessoal italiano super simpático. Fiquei completamente fã. É feito de massa doce e queijo ricotta, com toppings à escolha e é delicioso! Pedi também um granizado, igualmente saboroso e que soube mesmo bem com todo aquele calor na rua. Se um dia voltar a Madrid, não há hipótese de não vir aqui lanchar!!

Cannoli, Zuccaru, Madrid.jpg

Partimos para a Gran Via, uma rua enorme cheia de confusão, lojas e prédios altos. Visitámos algumas lojas que não existem em Coimbra, e observámos o ambiente caótico de uma das ruas mais populares de Madrid. Nesta zona há de tudo, é só preciso mesmo procurar!

Gran Via.jpg

fork.png  Jantar

Queríamos provar uma boa paelha, e por isso fizemos uma reserva num restaurante encontrado no TripAdvisor para essa noite, do qual, infelizmente, não me recordo do nome. A comida estava mesmo boa, e valeu o dinheiro que demos, que não foi assim tão pouco. Tudo, desde o pão e manteiga de entrada, até à paelha, estava delicioso!

Paelha em Madrid.jpg

Gostei muito de ir a Madrid. O calor foi um bocado insuportável, mas fora isso, foi uma cidade que nos tratou mesmo bem - encontra-se comida deliciosa, vistas muito bonitas e sítios extremamente interessantes. É uma cidade de Espanha a não perder!

Guarda este post no Pinterest!